prefeitoVaiBrasilia - 12/03/2018

Prefeito Maurício vai à Brasília para assinatura de convênio do programa Internet para Todos

O Prefeito Maurício Caetano viajou à Brasília, onde fará nesta segunda-feira (12/03), a assinatura do convênio junto ao Ministério de Ciência e Tecnologia, do Programa Internet para todos.

O programa irá levar internet banda larga gratuita às escolas públicas e hospitais, e a preço reduzido às comunidades rurais, que ainda não contam com o serviço. Para os municípios beneficiados nesta primeira fase do Internet para Todos as instalações dos equipamentos deverão começar na primeira quinzena de maio.

A conexão de internet do programa será feita por meio do Satélite Geoestacionário de Defesa e Comunicações Estratégicas (SGDC), de propriedade do governo brasileiro. Um investimento de R$ 3 bilhões de reais. Em órbita desde maio de 2017, o satélite tem vida útil de 18 anos, sendo que três destes foram graças às pesquisas dos cientistas brasileiros, que permitiram estender o prazo de operação do SGCD.

Além dos convênios com as prefeituras, o MCTIC já firmou parcerias com o Ministério da Defesa, para garantir o monitoramento de 100% das fronteiras brasileiras, ampliando as ações de combate ao tráfico de armas e drogas; com o Ministério da Educação, para levar banda larga para todas as escolas públicas do país, sendo que 7 mil serão beneficiadas já em 2018; e com o Ministério da Saúde, para implantar internet em hospitais e postos de saúde, melhorando a gestão pública e a qualidade dos serviços prestados à população.